Marketing digital é um termo amplo, que inclui todos os canais e métodos de marketing que você pode usar para promover produtos ou serviços na Internet, mas também, em dispositivos eletrônicos como TVs, telefones celulares e outdoors eletrônicos.
A principal diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional, é que as campanhas de marketing digital são executadas exclusivamente por canais digitais e isso dá aos profissionais de marketing mais controle ferramentas e dados para analisar a eficácia de uma campanha.
À medida que as plataformas digitais se tornaram mais presentes à vida cotidiana das pessoas, as mesmas passaram à utilizar cada vez mais dispositivos digitais para realizar as suas compras, ao invés de visitar lojas físicas, sendo assim, as campanhas de marketing digital se tornaram predominantes, empregando combinações como:
- SEO: Otimização de mecanismos de busca
- SEM: Marketing de mecanismo de pesquisa
- Marketing de conteúdo
- Marketing de influenciadores
- Inboud marketing
- Automação de conteúdo
- Marketing de comércio eletrônico
- Gerenciamento de mídia social
- Marketing direto por e-mail
- Publicidade gráfica, livros, jogos, etc…
O marketing digital se estende a canais que não são da Internet, que fornecem mídia digital, como televisão, telefones celulares ( SMS e MMS ), retorno de chamada e toques móveis em espera. A extensão para canais não – Internet diferencia o marketing digital do marketing on-line.