Dicas de Marketing para pequenas empresas

1. Otimize seu site

Sem dúvidas um dos fatores mais importantes é a otimização do site da sua empresa. Para que você tenha um bom posicionamento orgânico nos sites de busca, seu site deve estar alinhado com as técnicas básicas de SEO. Se o site da sua empresa foi construído em WordPress, você poderá instalar plugins gratuitamente que irão lhe ajudar a configurar a sua estrutura de SEO, além disso, você não precisará ser um expert no assunto, pois, o próprio plugin irá lhe ajudar na configuração de SEO do seu site.

O plugin também irá criar automaticamente um mapa do site, tornando mais fácil para você o processo de configuração básica.

Para essa otimização, indico o Yoast SEO Plugin, que você pode instalar diretamente do painel do WordPress.

2. Crie o perfil da sua empresa nas mídias sociais

Se a sua empresa ainda não está nas redes sociais, este é o momento certo para criar o perfil da mesma. Uma página no Facebook deve ser o básico para todas as empresas, as demais redes sociais como Instagram, Twitter e Snapchat irão depender do seu público-alvo!

Se a sua empresa faz negócios B2B, o Linkedin é primordial… Por exemplo, um eletricista provavelmente não ganhará muita força no Snapchat, enquanto um varejista de roupas de e-commerce, tem a possibilidade de obter um melhor resultado.
Com as redes sociais, as empresas poderão alcançar um público maior, atrair novos consumidores e criar autoridade para a marca, e por este motivo, elas se tornaram recursos fundamentais para o aprimoramento de estratégias de marketing digital.

3. Peça avaliações aos seus clientes

Peça aos seus clientes existentes para avaliarem sua pequena empresa no Google meu Negócio, nas Redes Sociais ou em outros sites de avaliações importantes (como o TripAdvisor faz, se você fosse um hotel ou empresa com base em turismo). Essas avaliações positivas são de extrema importância para uma melhor visibilidade da sua empresa ou marca, mas isso, não é uma garantia.

Tome muito cuidado ao conversar com seus clientes, para que os mesmos não se sintam pressionados. Os clientes devem se sentir à vontade para deixar sua opinião verdadeira, por isso, nunca tente persuadi-lo a expor comentários falsamente positivos.

Leia também:

4. Responda às perguntas online

Se a sua empresa já tem um perfil nas redes sociais onde pessoas interessadas em seus produtos ou serviços fazem perguntas, é muito importante que você gaste de 30 a 60 minutos por dia respondendo. Isso irá estabelecer um relacionamento positivo e uma confiança entre os usuários e a sua empresa.

Quando um usuário tem sua pergunta respondida, isto estabelece uma conexão, despertando ainda mais o interesse pela sua empresa e seus produtos ou serviços, mas quando a pergunta não é respondida, o mesmo poderá optar pelo seu concorrente, entendeu?

Criando um relacionamento com seu usuário, você faz com que ele se sinta especial, assim, você poderá fidelizá-lo através de um bom atendimento. Lembre-se sempre, um usuário com dúvidas não fecha negócio!

5. Crie uma assinatura de e-mail profissional

Uma assinatura de e-mail mal desenvolvida, poderá prejudicar imensamente a sua estratégia de marketing. Sua assinatura de e-mail será vista por todas as pessoas que você enviar um e-mail, mesmo assim, muitos empresários são negligentes ao criar a sua assinatura, não incluindo informações realmente úteis.

Uma assinatura de e-mails deve ser bem elaborada, pois como o cartão de visitas, faz parte da identidade corporativa de uma empresa, dando assim, uma maior sensação de organização, credibilidade e profissionalismo.

Além dos dados de contato e link para o site, você poderá incluir seus produtos mais recentes, postagem de blog e perfis de mídia social.

Se você não é um designer profissional, não se desespere, você poderá utilizar um serviço como o da Hubspot para criar sua própria assinatura de e-mail com um layout profissional.