Servgrafi

O que são RGB e CMYK?

RGB e CMYK são padrões de cores utilizadas para criações digitais e impressas. O Sistema RGB é utilizado principalmente em peças digitais, como banners de sites, catálogos digitais e televisão. Já o sistema CMYK, é utilizado no processo impresso, ou seja, na impressão de cartazes, folders, cartões de visita, etc…

Modo de cor RGB

Como dissemos anteriormente, o modo de cor RGB está associado a comunicação e aparelhos eletrônicos, como: televisores, Monitores LCD, Câmeras Digitais e Scanners.

Para criar uma variedade de cores, o modo RGB utiliza-se da combinação das cores primárias vermelho, verde e azul. Essencialmente, isso significa que o modo de cor RGB cria outras cores combinando (ou adicionando’) diferentes quantidades de vermelho, verde e azul.
Um exemplo simples desse sistema é que pra você criar uma cor amarela, basta combinar o verde e o vermelho e para criar uma cor azul claro, adicionaria verde e azul.

Escala RGB

  • Vermelho: R=0, G=0, B=255;
  • Verde: R=255, G=0, B=0;
  • Azul: R=0, G=255, B=0;
  • Branco: R= 255, G=255, B=255.

Modo de cor CMYK

O modo CMYK utiliza a combinação das cores ciano, magenta, amarelo e preta para criar todas as cores utilizadas num processo de impressão. Basicamente, isso significa que as cores do espectro são subtraídas da luz branca natural em pigmentos ou corantes. Esses pigmentos são então, impressos no papel em pequenos pontos.

  • Ciano: R=0, G=255, B=255.
  • Magenta: R=255, G=0, B=255;
  • Amarelo: R=255, G=255, B=0;
  • Preto: R=0, G=0, B=0.

Convertendo RGB em CMYK:

A maioria das imagens que utilizamos em processos de criação para impressão, estão em padrão RGB, sendo assim, durante o processo de criação, você deverá alterar essas imagens para o padrão CMYK.

Quando utilizamos softwares como Corel Draw, Adobe Photoshop e Adobe Illustrator, conseguimos alterar o padrão de cor das imagens durante o processo de criação, ou até mesmo, no final do processo.

É importante salientar, que durante o desenvolvimento do seu projeto, sendo ele: um folder, um cartão de visita ou um cartaz, lembre-se que o padrão de cor apresentado na tela é RGB, mas quando você for enviar para impressão, deverá estar convertido em CMYK.

Saber a diferença entre RGB e CMYK pode ajudá-lo a entender melhor o processo de criação digital e impressa, e irá lhe ajudar a entender como esse processo afeta seu trabalho e o resultado final do seu projeto!