A psicologia das cores é o estudo das cores como um fator determinante do comportamento humano . A cor influencia percepções que não são óbvias, como o sabor dos alimentos. As cores têm qualidades que podem causar certas emoções nas pessoas. As cores também podem aumentar a eficácia dos placebos. Por exemplo, pílulas vermelhas ou laranja são geralmente usadas como estimulantes . Como a cor influencia os indivíduos pode variar dependendo da idade, sexo e cultura. Por exemplo, os homens heterossexuais tendem a relatar que roupas vermelhas aumentam a atratividade feminina, enquanto as mulheres heterossexuais negam que qualquer cor de roupa tenha impacto na dos homens. Embora as associações de cores possam variar contextualmente entre as culturas, a preferência de cores deve ser relativamente uniforme em gênero e raça.
A psicologia da cor também é amplamente utilizada em marketing e branding . Os profissionais de marketing veem a cor como importante, pois ela pode influenciar as emoções e percepções dos consumidores sobre produtos e serviços. Logotipos para empresas são importantes, pois os logotipos podem atrair mais clientes. Isso acontece quando os clientes acreditam que o logotipo da empresa corresponde à personalidade dos produtos e serviços, como a cor rosa muito usada na marca da Victoria’s Secret. As cores também são importantes para as vitrines das lojas. Pesquisas mostram que cores como o vermelho tendem a atrair compradores espontâneos, apesar de cores frias como o azul serem mais favoráveis.
Influência da cor na percepção
A cor tem um grande impacto nos alimentos. A cor afeta a forma como as pessoas percebem a comestibilidade e o sabor dos alimentos e bebidas. Não apenas a cor da comida em si, mas também de tudo no campo de visão do consumidor pode afetar isso. Por exemplo, em lojas de alimentos, o pão é normalmente vendido em embalagens decoradas ou tingidas com tons dourados ou marrons para promover a ideia de cozimento em casa e frescor do forno. As pessoas podem confundir uma bebida com sabor de cereja com o sabor de lima ou limão, se a bebida for de cor verde. Além disso, um sabor pode ser intensificado por uma cor. As pessoas podem classificar um M&M marrom como com mais sabor de chocolate do que um M&M verde baseando-se na cor.
Psicologia das cores no marketing
Visto que a cor é um fator importante na aparência visual dos produtos, bem como no reconhecimento da marca, a psicologia da cor tornou-se importante para o marketing. Trabalhos recentes em marketing mostraram que a cor pode ser usada para comunicar a personalidade da marca.
Os profissionais de marketing devem estar cientes da aplicação das cores em diferentes mídias (por exemplo, impressão x web), bem como dos diversos significados e emoções que um determinado público pode atribuir às cores. Embora haja tentativas de classificar a resposta do consumidor a cores diferentes, todos percebem as cores de maneira diferente. O efeito fisiológico e emocional da cor em cada pessoa é influenciado por vários fatores, como experiências anteriores, cultura, religião, ambiente natural, gênero, raça e nacionalidade. Ao tomar decisões sobre cores, é importante determinar o público-alvo para transmitir a mensagem certa. As decisões sobre cores podem influenciar as mensagens diretas e os valores e atributos secundários da marca em qualquer comunicação. A cor deve ser cuidadosamente selecionada para se alinhar com a mensagem principal e as emoções transmitidas em uma peça.
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Qual o efeito da cor em um produto?
Pesquisas sobre os efeitos da cor na preferência do produto e no marketing, mostram que a cor do produto pode afetar a preferência do consumidor e, portanto, a cultura de compra. Isso se deve principalmente ao aprendizado associativo. A maioria dos resultados mostra que não é uma cor específica que atrai todos os públicos, mas que certas cores são consideradas adequadas para determinados produtos.
O modelo geral da psicologia das cores baseia-se em seis princípios básicos:
- A cor pode ter um significado específico;
- O significado da cor é baseado no significado aprendido ou no significado biologicamente inato;
- A percepção de uma cor causa avaliação automática por parte da pessoa que a percebe;
- O processo de avaliação força o comportamento motivado pela cor;
- A cor geralmente exerce sua influência automaticamente;
- O significado e o efeito da cor também têm a ver com o contexto.
As cores tem uma grande influência numa tomada de decisão, por este motivo, antes da criação da comunicação visual da sua empresa, é necessário uma pesquisa para entender quais as cores trarão mais representatividade para a sua marca.
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Fonte: Wikipedia